Páginas

19 de fevereiro de 2011

Sêneca

"Se você deseja acabar com todas as preocupações, parta do princípio de que aquilo que teme que possa acontecer certamente irá acontecer."

"O sábio não tem nada a perder. Tudo o que ele possui está investido nele mesmo [...] O sábio é autossuficiente [...] Se ele perde uma das mãos devido a uma doença ou à guerra ou se algum acidente o privar de um dos olhos ou mesmo de ambos, ele se contentará com o que restar."

"O sábio não desprezará a si próprio se tiver a estatura de um anão, embora deseje ser alto [...] O sábio é autossuficiente no que se refere a poder viver sem a amizade de ninguém, mas isso não significa que ele deseje essa situação."

Nunca confiei na Fortuna, mesmo quando ela parecia estar oferecendo paz. Todas aquelas bênçãos que generosamente derramou sobre mim – riquezas, cargos, prestígio – releguei de tal maneira que ela pudesse retomá-las sem me causar aflições. Mantive sempre grande distância entre mim e seus favores. Ela apenas tirou-me o que havia concedido, portanto nada arrancou de mim.”

"Quando um tremor de grandes proporções esgotou toda a sua fúria contra as cidades e os países, não há possibilidade de sobrevir outro igual. Depois do choque maior, ocorrem apenas tremores suaves, porque o primeiro deles, ao atuar com maior veemência, abriu uma saída para o ar que lutava pela liberdade."

"De que adianta lamentar as ciladas da vida? Toda ela é feita de aflições."

"Não é porque as coisas estão difíceis que não ousamos; elas só se tornam difíceis porque não ousamos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário