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20 de fevereiro de 2011

Bertrand Russell

Apenas uma grande dose de ceticismo pode rasgar os véus que escondem de nós essa verdade. Tendo alcançado isso, podemos começar a construir uma nova moralidade, que não esteja baseada na inveja e na restrição, mas no desejo de uma vida completa, e a perceber que outros seres humanos são uma ajuda e não um impedimento, depois que a loucura da inveja for curada. Isso não é uma esperança utópica; poderia ser alcançada amanhã, se os homens aprendessem a perseguir sua própria felicidade e não o infortúnio dos outros.”

Um homem é racional na proporção em que sua inteligência informa e controla seus desejos.”

O liberalismo considera adequado para um empregador dizer a um empregado, ‘você vai morrer de fome’, mas impróprio para o empregado retrucar, ‘você morrerá primeiro com um tiro”.

Existe um perigo especial nos funcionários, pois eles usualmente instalam-se em escritórios distantes das pessoas cujas vidas eles controlam.”

Para assegurar o máximo de liberdade, é necessário formar o caráter pela educação, para que os homens possam ser felizes em atividades não opressivas. Isso é uma questão de formação de caráter durante os primeiros seis anos de vida.”

É óbvio que a maioria das crianças, se fosse deixada para se conduzir por si mesma, não aprenderia a ler ou escrever, e cresceria menos adaptada às circunstâncias da vida. Nesse sentido é preciso haver instituições educacionais, e as crianças devem se submeter, até certo limite, à autoridade. Porém, em vista do fato de que nenhuma autoridade pode ser inteiramente confiável, é necessário ter como meta a menor autoridade possível, e tentar pensar em maneiras pelas quais os desejos naturais e impulsos dos jovens possam ser utilizados na educação.”

Não se deveria permitir aos alunos que não trabalhem permanecer em uma universidade. Os jovens ricos que agora desperdiçam seu tempo na faculdade estão desmoralizando os outros e ensinando a si mesmos a serem inúteis. Se um trabalho sério fosse exigido como condição de permanência, as universidades deixariam de ser atraentes para pessoas que não apreciam incursões intelectuais.”

Nenhum homem está apto a educar a menos que sinta em cada aluno um fim em si mesmo, com seus direitos e sua personalidade, não uma mera peça em um jogo de quebra-cabeça, um soldado em um regimento, ou um cidadão em um Estado. O respeito pela personalidade humana é o início da sabedoria, em todas as questões sociais, mas acima de tudo em educação.”

Os professores são despedidos por serem comunistas, mas nunca por serem conservadores. Não vejo razão para supor que essa situação mudará em um futuro próximo. E penso, por tais motivos, que, se nossa civilização continuar por muito mais tempo a perseguir os interesses dos ricos, ela estará condenada. Sou socialista porque não desejo o colapso da civilização.”

Imagino que daqui a 100 anos todas as pessoas bem educadas serão muito versadas em matemática, em biologia e terão um grande conhecimento de fabricação de máquinas. A educação, exceto para poucos, se tornará cada vez mais o que chamamos de ‘dinâmica’, isto é, ensinaremos as pessoas a realizar e não a pensar e sentir. Elas executarão todos os tipos de tarefas com uma habilidade extraordinária, mas serão incapazes de refletir racionalmente se essas tarefas têm importância.”

O que chamamos de natureza humana pode ser quase por completo alterado por mudanças na educação nos primeiros anos de vida. E essas mudanças podem ocorrer de forma a preservar uma suficiente seriedade na vida sem a ameaça do medo, se o pensamento e a energia forem devotados a esse fim. Dois fatores são necessários para esse propósito: o desenvolvimento de impulsos construtivos nos jovens e oportunidades para sua existência na vida adulta.”

Não deve haver barreiras para a criação intelectual ou artística, nem para as relações humanas criativas nem a sugestão de maneiras pelas quais a vida possa melhorar.”

"A raiz do mal reside no fato de se insistir demasiadamente que no êxito da competição está a principal fonte de felicidade."

"A coisa mais penosa do nosso tempo é que são tolos os que têm convicções, e os que possuem imaginação e raciocínio vivem cheios de dúvidas e indecisão."

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