“Apenas
uma grande dose de ceticismo pode rasgar os véus que escondem de nós
essa verdade. Tendo alcançado isso, podemos começar a construir uma
nova moralidade, que não esteja baseada na inveja e na restrição,
mas no desejo de uma vida completa, e a perceber que outros seres
humanos são uma ajuda e não um impedimento, depois que a loucura da
inveja for curada. Isso não é uma esperança utópica; poderia ser
alcançada amanhã, se os homens aprendessem a perseguir sua própria
felicidade e não o infortúnio dos outros.”
“Um
homem é racional na proporção em que sua inteligência informa e
controla seus desejos.”
“O
liberalismo considera adequado para um empregador dizer a um
empregado, ‘você vai morrer de fome’, mas impróprio para o
empregado retrucar, ‘você morrerá primeiro com um tiro”.
“Existe
um perigo especial nos funcionários, pois eles usualmente
instalam-se em escritórios distantes das pessoas cujas vidas eles
controlam.”
“Para
assegurar o máximo de liberdade, é necessário formar o caráter
pela educação, para que os homens possam ser felizes em atividades
não opressivas. Isso é uma questão de formação de caráter
durante os primeiros seis anos de vida.”
“É
óbvio que a maioria das crianças, se fosse deixada para se conduzir
por si mesma, não aprenderia a ler ou escrever, e cresceria menos
adaptada às circunstâncias da vida. Nesse sentido é preciso haver
instituições educacionais, e as crianças devem se submeter, até
certo limite, à autoridade. Porém, em vista do fato de que nenhuma
autoridade pode ser inteiramente confiável, é necessário ter como
meta a menor autoridade possível, e tentar pensar em maneiras pelas
quais os desejos naturais e impulsos dos jovens possam ser utilizados
na educação.”
“Não
se deveria permitir aos alunos que não trabalhem permanecer em uma
universidade. Os jovens ricos que agora desperdiçam seu tempo na
faculdade estão desmoralizando os outros e ensinando a si mesmos a
serem inúteis. Se um trabalho sério fosse exigido como condição
de permanência, as universidades deixariam de ser atraentes para
pessoas que não apreciam incursões intelectuais.”
“Nenhum
homem está apto a educar a menos que sinta em cada aluno um fim em
si mesmo, com seus direitos e sua personalidade, não uma mera peça
em um jogo de quebra-cabeça, um soldado em um regimento, ou um
cidadão em um Estado. O respeito pela personalidade humana é o
início da sabedoria, em todas as questões sociais, mas acima de
tudo em educação.”
“Os
professores são despedidos por serem comunistas, mas nunca por serem
conservadores. Não vejo razão para supor que essa situação mudará
em um futuro próximo. E penso, por tais motivos, que, se nossa
civilização continuar por muito mais tempo a perseguir os
interesses dos ricos, ela estará condenada. Sou socialista porque
não desejo o colapso da civilização.”
“Imagino
que daqui a 100 anos todas as pessoas bem educadas serão muito
versadas em matemática, em biologia e terão um grande conhecimento
de fabricação de máquinas. A educação, exceto para poucos, se
tornará cada vez mais o que chamamos de ‘dinâmica’, isto é,
ensinaremos as pessoas a realizar e não a pensar e sentir. Elas
executarão todos os tipos de tarefas com uma habilidade
extraordinária, mas serão incapazes de refletir racionalmente se
essas tarefas têm importância.”
“O
que chamamos de natureza humana pode ser quase por completo alterado
por mudanças na educação nos primeiros anos de vida. E essas
mudanças podem ocorrer de forma a preservar uma suficiente seriedade
na vida sem a ameaça do medo, se o pensamento e a energia forem
devotados a esse fim. Dois fatores são necessários para esse
propósito: o desenvolvimento de impulsos construtivos nos jovens e
oportunidades para sua existência na vida adulta.”
“Não
deve haver barreiras para a criação intelectual ou artística, nem
para as relações humanas criativas nem a sugestão de maneiras
pelas quais a vida possa melhorar.”
"A
raiz do mal reside no fato de se insistir demasiadamente que no êxito
da competição está a principal fonte de felicidade."
"A
coisa mais penosa do nosso tempo é que são tolos os que têm
convicções, e os que possuem imaginação e raciocínio vivem
cheios de dúvidas e indecisão."
Nenhum comentário:
Postar um comentário