Páginas

10 de maio de 2023

Alexander Lowen

Quando a riqueza ocupa uma posição mais elevada do que a sabedoria, quando a notoriedade é mais admirada do que a dignidade, quando o êxito é mais importante do que o respeito por si mesmo, a própria cultura supervaloriza a ‘imagem’ e deve ser considerada narcisista.”


Existe algo de loucura num padrão de comportamento que coloca a ambição de êxito acima da necessidade de amar e ser amado.”


É importante não ser colhido no narcisismo de nossa cultura, que identifica a realização pessoal com o sucesso no mundo dos negócios. Obtêm-se uma satisfação do ego através deste êxito, mas isso não satisfaz as necessidades básicas do indivíduo nem seu potencial enquanto ser humano. As necessidades básicas são necessidades corporais e só podem ser satisfeitas ao nível do corpo. São elas: respirar plena e profundamente, comer com bom apetite, dormir quando se está fatigado e fazer amor com um desejo apaixonado. Que adianta ser uma pessoa bem sucedida no mundo, ter fama, se ela está angustiada e infeliz em seu próprio ser?"


Extraído do livro: “Narcisismo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário